Por que não devemos responder no impulso?

foto do responder no impulsoEm nossa rotina é comum passarmos por situações que nos tirem de nossos eixos, nos pegam desavisados. É muito usual responder no impulso nessas situações, mas isso pode causar grandes problemas e trazer consequências negativas para nossas vidas.

Quantas vezes não passamos por conflitos e discussões e no calor do momento dizemos aquilo que não deveríamos e acabamos machucando as pessoas que amamos e muitas vezes a nós mesmos. Para evitar este tipo de problema, é preciso muito treino para aprender a não responder no impulso.  Hoje vamos falar um pouco sobre isso.

Sobre Manter Autocontrole:

Pessoas muito explosivas tendem a viver sob situações conflituosas, carregam com si cargas mais negativas, são mais estressadas e tristes. Enquanto as pessoas com maior controle emocional resolvem tudo de maneira mais pacífica e feliz. Isso ocorre porque estas pessoas conseguem manter o autocontrole muito bem.

A melhor maneira de aprender a manter o autocontrole é saber filtrar às maneiras em que recebemos questões externas que fogem do nosso controle, como críticas negativas e até mesmo a ansiedade de forma com que elas não sobreponham a nossa mente reativa sobre a nossa mente analítica.

Receber os conflitos de forma analítica faz com que consigamos manter melhor controle sobre como lidamos com o que nos acontece, evitando responder no impulso, resolvendo o problema de maneira muito mais madura e positiva, sem que haja consequências que nos prejudiquem ou aqueles que mamamos.

Sobre Saber quando Gastar Energia:

No decorrer da vida vamos passar pelos mais variados tipos de pessoas, muitas merecem nosso tempo, nossa atenção, pois nos proporcionam sentimentos felizes e nos ajudam a caminhar para frente. Já outras nos trazem sentimentos ruins, apenas criticam, como uma pesada pedra em nossos pés nos impedindo de progredir.

Por isso, devemos apenas investir nossa energia a quem está com a gente de verdade, pessoas destrutivas nós devemos evitar o contato e até mesmo o conflito, pois com elas as chances de não conseguirmos evitar responder no impulso, deixando o conflito mais logo e difícil.

 Consequências de se Responder no Impulso:

Quando respondemos no impulso, nossas respostas não possuem filtro algum, o que pode gerar algum comentário que ofenda ou machuque a outra pessoa envolvida e fará com que ela responde da mesma maneira, até que ambas as partes percam a razão e o conflito termine por não resolvido.

Quando todos os envolvidos usam da mente reativa como defesa, o conflito se torna uma competição de egos onde no fim quem ganha é o egoísmo. Se as partes usarem a mente analítica, um escutará ao outro de coração aberto, entendendo um o lado do outro, caminhando para uma solução onde o conflito se resolva com forte aprendizagem para todos.

Conheça a Dianética:

Quer saber mais sobre mente reativa, mente analítica e como melhorar sua qualidade de vida? Venha conhecer a Dianética! É sempre um grande prazer recebê-lo. Acesse www.dianeticabrasil.com.br e saiba mais.

Confira também nosso livro Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo. Um best-seller durante mais de meio século e com dezenas de milhões de exemplares imprimidos, foi traduzido em mais de 50 línguas e é usado em mais de 100 países na Terra – indiscutivelmente, o livro mais amplamente lido e com mais influência que alguma vez foi escrito acerca da mente humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *